quinta-feira, 14 de maio de 2009

Intimidade Invadida!

piranha camuflada

Piranha Camuflada

Ontém, enquanto escrevia o post sobre Deftones, teclava com a minha amiga Lu Dacal, do blog Piranha Camuflada e falavamos sobre música (como de costume).

Pois não é que ela postou o diálogo, revelando minhas intimidades? Como minha vida é um livro aberto, sintam-se a vontade para ler e comentar.

Ah, e podem reparar que ela me prometeu uma cerveja! Vou cobrar no próximo encontro do fã-clube do Machine Head! E nada de Bohemia! Aquilo tem gosto de mijo!

Deftones - White Pony

Eu, como todo adolescente, era bobo (não que eu tenha mudado). Queria ouvir o que ninguém ouvia. Queria abalar, ser mal. Já era feio, só me faltava a atitude.

Deftones - White Pony

Deftones - White Pony

Aos 14 pra 15 anos, dei uma guinada e deixei de ouvir classic rock e rock and roll nacional pra ouvir mais coisas novas. E o New Metal tava ai pra isso. Hoje eu não aguento mais, acho que tudo virou mais do mesmo e a panela encheu. Mas, dia desses, ouvindo The Chauffeur do Duran Duran, me lembrei que o Deftones tinha feito uma versão desse som. E me lembrei que eu gostava desse som. Mais ainda, eu notei que o timbre do Chino Moreno, do Deftones, é muito parecido com o do Simon Le Bon, do Duran Duran. Aliás, as bandas de New Metal citavam o Duran Duran como inspiração (pela época, entende-se).

Bom, o tempo passou, eu deixei de ouvir muita coisa, passei a ouvir outras coisas e o mundo continou girando. Mas essa semana, por algum motivo, voltei a ouvir Deftones. Ouvi o Around the Fur e o White Pony várias vezes. E cheguei a uma conclusão meio estranha: o Deftones estava numa pegada completamente diferente das outras bandas da época e eu, um grande bobão, nunca percebi. E o álbum White Pony é bem diferente de tudo que ouvia nessa época (confesso que não ouvi nenhum álbum de Deftones depois do WP. Quem sabe qualquer dia desses, ouço). É um album que deixou muito do peso de lado, investiu em sons mais trabalhados, músicas mais bonitas, vocais menos gritados. É um resultado interessantíssimo.

Me lembro que na época do lançamento, em 2000, muita gente torceu o nariz. A Mtv tocava o clipe de Change (In the House of Flies) e os fãs mais fiéis criticavam, diziam que a banda tinha perdido o peso. Ai, ouviam Elite e iam a loucura! Era o peso do Deftones multiplicado. Eu ouvia a música Digital Bath e pirava. Achava um som diferente de tudo. Até hoje, ao escutar novamente, não entendo porquê eu gosto tanto desse som. A única coisa que consigo entender é que esse é um bom álbum, que se destaca dentre os álbuns lançados no início da década.

Vou sugerir aqui alguns sons deste álbum:

Digital Bath

Elite

Com essas duas músicas, dá pra notar bem a diferença. A Elite é a mais pesada do álbum.

Muitos não devem saber, mas o baixista original da banda, Chi Cheng, sofreu um terrível acidente automobilístico no final de 2008, e encontrava-se em coma até a semana passada. Ele continua em estado grave, quase vegetativo. A família montou um site para coletar doações http://oneloveforchi.com.

Ps.: Gostaria de me desculpar com meus inúmeros 18 seguidores do blergh pelos hiatos. Muito trampo e pouco tempo (e inspiração) pra escrever.