terça-feira, 19 de maio de 2009

Como é difícil resumir os Ramones!

No último churrasco que fiz aqui em casa, num momento de total embriaguez, o meu grande amigo Tatu (vulgo Ricardo Nunes) me fez um pedido muito complicado: "cara, você me deve um post sobre Ramones". Lá se foram dois meses e eu não conseguia encontrar o que escrever. Hoje, eu ainda não encontrei. Vou escrever porquê sou um alegre.

Ramones Logo

Ramones é aquela banda que 99% das bandas (de garagem ou não) tocam ou já tocaram algum cover. E o motivo parece ser bem simples: é a banda dos três acordes. Tirando eu, que sou um zero a esquerda, qualquer mané consegue tirar pelo menos uma música dos Ramones no violão, guitarra ou, até, na bateria. São simples, rápidas (ma maioria das vezes) e diretas ao ponto. Sem solos, sem grandes piruetas musicais, sem muito "nham nham nham" (da piada da freira no carnaval). Tudo muito simples e bem feito. Então, ai podemos resumir o motivo das bandas fazerem covers dos Ramones. PONTO FINAL.

Não. Não podemos, né. Mas, por que não? Pelo simples fato que, se fosse só por isso, todas as bandas fariam também covers de CPM22, Green Day, Misfits, Legião Urbana entre muitas outras. Todas essas bandas citadas ai também faziam músicas bem simples.

Ah, então, talvez seja por um vocalista carismático a frente da banda? Isso! Música simples de tocar + vocalista carismático. Isso ai impulsionou os Ramones, certo? Talvez, mas, ainda assim, acho que não temos um acordo. Legião Urbana e até (até!) Blink 182 tinham essas características. Mas você não vê uma banda que não seja de pop-rock os tocando. Misfits, apesar do Danzig, também pode ser enquadrada. Mas você não anda por aí ouvindo bandas tocarem Last Caress (quando o fazem, muitos associam ao Metallica) ou Dig Up Her Bones. Menos uma então.

Já sei, eles eram engraçados! Tinham letras engraçadas! Será? É, acho que não. Tem mais banda que faz isso ai e a gente nem sabe o nome. Menos uma!

Será, então, pelo fato de se vestirem diferente? Como uma típica gang de New York? Ou porque tinham atitude? Eram aquilo e sempre foram! Será por isso?

Difícil resumir os caras. Mas, basicamente - como sempre, na minha estúpida opinião - eles foram o que foram simplesmente porque tinham algo que pouquíssimas bandas têm: originalidade. Originalidade para serem carismáticos, se vestirem como uma gang, serem engraçados. Originais na atitude e na forma de ser. E, acima de tudo: originalidade para fazer músicas. Qualquer um toca uma música de três acordes, certo? Mas, você ai que está lendo enquanto coça o saco, é capaz de compôr uma música de três acordes e fazer dela um hino? Torná-la mundialmente famosa e reproduzida por todos? Bom, os Ramones fizeram isso com, pelo menos, dez músicas.

Você pode me dizer: "mas eles imitavam MC5, Stoogies, The Cramps..." Sim, até "imitavam", mas se saíram melhores que eles. Todos tinham sua simplicidade. Todos tinham sua "tosquice", mas, por algum motivo, os Ramones se sobressaíram. Principalmente aqui no Brasil, onde arrastavam legiões de fãs.

Pensemos bem. No início dos anos 70, o rock estava numa fase ultra criativa. Saiam as bandas de rockabilly e entravam mosntros como Led Zeppelin, Black Sabbath e Deep Purple. Com composições cada vez mais trabalhadas, mais sofisticadas, o rock foi ficando mais exigente. Aí, chegam as bandas ditas punk rock e enfiam toda a técnica e exigencia no rabo, fazendo nada mais que rock and roll. Se isso não foi atitude, então eu tô falando besteira. Isso engrandeceu a música de uma forma sem fronteiras. Graças a esses caras, hoje até eu posso ter uma banda. Não precisamos ser mestres supremos da técnica e capacidade. Se você fizer algo bem feito, com vontade, consegue convencer todo mundo. É foi isso que Ramones e cia fizeram nos anos 70, dando o pontapé inicial do punk rock (que depois foi cagado e sentado em cima nos anos 2000, com as bandas de emocore tentando seguir seus passos, mas errando no vetor - afinal, a diferença entre cagar e dar a bunda é meramente vetorial).

Com uma discografia bem grande (14 álbuns de estúdio e 4 ao vivo), fica difícil sugerir por onde começar. Na dúvida, comece do primeiro e vá seguindo. Claro, não espere novidades. Não espere se surpreender. Apenas ouça. A melhor coisa dos Ramones é que você não precisa ficar prestando atenção aos mínimos detalhes. É bom porque é bom. Só isso. Letras simples (ou burras), riffs idem. Álbuns com menos de meia hora de música. E um monte de coletâneas. Se você é desses que apreciam coletâneas, não faltam dessts na discografia dos Ramones.

Resumindo de uma forma bem simples? Ramones chuta bundas. Os saldosos Joey, Johnny e Dee Dee Ramone devem se contorcer em seus túmulos ao ouvir os que tentam copiá-los. Descansem em paz, mestres!