quinta-feira, 9 de abril de 2009

MTV Britânica elege os melhores discos da história

Fonte: Enter Magazine

Ai vai a lista (comentários a seguir)

  1. Michael Jackson – Thriller
  2. Craig David – Born To Do IT
  3. Guns ‘N’ Roses – Appetite For Destruction
  4. Radiohead – OK Computer
  5. Nirvana – Nevermind
  6. Oasis – (What’s The Story) Morning Glory?
  7. Oasis – Definitely Maybe
  8. U2 – The Joshua Tree
  9. Arctic Monkeys – Whatever People say I Am, That’s What I’m Not
  10. Amy Winehouse – Back to Black
  11. The Strokes – Is This It?
  12. Kanye West – The College Drop Out
  13. The Stone Roses – The Stone Roses
  14. Eminem – The Marshall Mathers LP
  15. The Smiths – The Queen Is Dead
  16. Rage Against The Machine – Rage Against The Machine
  17. Prince; The Revolution – Purple Rain
  18. REM – Automatic For The People
  19. Usher – 8701
  20. Pixies – Doolittle
  21. The Notorious B.I.G – Ready To Die
  22. Lauryn Hill – The Mis-education of Lauryn Hill
  23. Human League – Dare
  24. Jay-Z – Blueprint
  25. Dizzee Rascal – Boy In Da Corner

Depois que eu falo que Londres é a capital da viadagem mundial, eu sou extremista. Quando digo que a MTV (atual) fabrica adolescentes anecéfalos, exagero. Quando digo que vivemos em uma geração musicalmente perdida, sou um velho. Ora, então me falem o que esse monte de merda dessa lista tem pra estar ai? Quer a resposta? Simples: foram eleitos por moleques. Moleques bobos que cresceram ouvindo esse monte de merda. Eu nunca ouvi 90% dessa lista, mas sou arrogante e prepotente o suficiente pra dizer que é um monte de lixo! Desses 25, posso extrair daí, chutando alto, 10 excessões. Mas, cacife pra estar nessa lista, acho que poucos têm: o Michael Jackson e seu maravilhoso Thriller, o Guns 'n' Roses e o revolucionário Appetite for Destruction, o Nirvana com o surpreendente Nevermind, o U2 com o grande The Joshua Tree. De resto, temos ai até alguns bons discos, mas, pô, melhores de todos os tempos! Aí não...

Britsh flag and Beatles

Faltou vocês, hein?

Pixies, RATM, The Smiths, REM e Oasis até têm meu respeito, mas considerar seus álbuns entre os maiores da história, ai eu acho complicado (na verdade, o erro ai foram incluir dois do Oasis. Um até seria justo).

Ok, eu sei, sou um puta xiita no quesito musical, só ouço rock and roll e suas vertentes mais próximas. Conheço muito pouco de qualquer outro estilo musical, sou praticamente um ignorante no que foge do arroz com feijão do metal. Mas eu sei respeitar um grande artista. Sei que bandas como Queen, Black Sabbath, Beatles, Rolling Stones não podem faltar nessas listas. Mesmo eles já terem dado no saco de muitos, mesmo sendo música do século passado, mesmo sendo aquela mesmice, mas, porra, eles criaram essa bagaça toda! Se você quer uma lista que envolva os melhores de todos os tempos, você tem que se respeitar os melhores de TODOS os tempos! Pô, Jay-z, Usher, Arctic Monkeys, Eminem, The Strokes numa lista dessas? Pô, a galera indie tá dominando mesmo o mundo! Colocaram suas músicas no topo! Podem me xingar, eu aceito. Só não aceito uma lista dessas. Eles podem ser bons, mas estão longes de serem os melhores. Sei que é uma lista Britânica e que lá a música é diferente, mas os melhores não vieram de lá também?

Na linha do hip-hop, acho justo incluir o The Notorious B.I.G. Pelo pouco que conheço de hip-hop / rap, sei que era um sujeito respeitado em seu meio. Mas me lembro que nos anos 90, a música rap era bem mais profissional do que hoje. Eu não gosto. Nada contra que ouve, apenas acho o movimento gangsta rap a mesma babaquice do funk carioca. Até pra tratar mal uma mulher, é necessário classe.

Não tenho cacife para criar minha própria lista, misturando todos os gêneros. Poderia criar uma de thrash metal, rock and roll ou algo do tipo. Mas, se fosse fazê-lo, incluiria mitos da música como: Tina Turner, Beatles, Elton John entre muitos, muitos outros. Se algum de vocês, leitores, quiser fazer a sua, sinta-se a vontade (ganhará um post com sua lista).

E me desculpe você, amigo leitor, que gosta de Indie Rock, Gangsta Rap ou Pop. Não me odeiem por falar o que penso, em vez disso, deixe seu comentário me xingando.

UPDATE

Acabo de ler aqui http://www.postchronicle.com/news/original/article_212221759.shtml que a lista engloba apenas os discos de 81 em diante (falha minha e da Enter Magazine). Mas, mesmo assim, essa lista tá beeeem mal feita.