domingo, 17 de maio de 2009

Games para Macho #1

De antemão, aviso que a idéia de escrever o "Jogo pra Macho" não é fazer uma análise técnica e minunciosa sobre os jogos, e sim expor quais os mais agressivos e nervosos para quando você estiver de saco cheio do mundo e só pensa em arrancar algumas cabeças e meter bala em tudo que tiver direito.

Claro que levarei em conta a qualidade de produção, gráficos, jogabilidade, para indicar jogos que realmente valham a pena o investimento do nosso suado money.

Obrigado!

GEARS OF WAR

Nada mais justo que começar com meu jogo predileto.

GOW

Talvez o shooter mais impressionante já desenvolvido para os consoles da nova geração, GOW foi lançado em 2006 pela Epic Games, inicialmente exclusivo para X-Box360 da Microsoft. O "retardado" que também pode ser chamado de gênio responsável pela criação e idealizador do game é Cliff Bleszinski, também conhecido apenas como CliffB, diretor de design da compania.

História

Gears Of War se passa em um planeta chamado Sera. Bastante parecido com a nossa velha Terra, é um local pacifico e calmo até o dia em que criaturas bizarras meio homem, meio lagarto, conhecidas como Locust, resolvem sair de suas tocas no submundo deste planeta e dominar a superfície. Este dia é conhecido como Emergence Day.

Para deter esta invasão, uma força tarefa conhecida com Delta Squad (Esquadrão Delta) é convocada. Liderada por Marcus Fenix, um ex-combatente rebelde e seus companheiros, eles partem para a missão mais difícil de suas vidas.

GOW

Sangue!

O Game

A escolha por uma visão em terceira pessoa sobre os ombros do personagem, já diferenciam GOW de outros jogos de tiro. A visão fica mais ampla, atingindo um angulo maior do cenário. A movimentação é bastante fiel aos comandos, e a única ausência sentida é de um botão "de pulo", não que ele faça falta durante o jogo, mas estamos tão acostumados que não seria tão ruim assim.

Os gráficos são talvez os mais belos já criados. A Epic teve o cuidado de se dedicar nos detalhes. Sombras perfeitas, brilho sobre as armaduras dos personagens, um clima sombrio, e as expressões e sangue impressionam. Os cenários são bem detalhados e cheio de pontos onde o personagem pode se esconder dos tiros e bombas lançadas.

Você tem a sua disposição 4 armas básicas: Uma pistola, uma calibre 12, granadas de fumaça e uma metralhadora equipada com uma serra-elétrica. Alias, impossivel apenas citar a serra sem comentar nada a respeito. Existem momentos em que um combate mais mano a mano é necessário, e ai a serra-elétrica de sua metralhadora entra em ação. A animação que envolvem as mortes com a serra são alucinantes. O sangue respinga na tela da tv dando um realismo tremendo.

Durante a partida você ainda tem a sua disposição algumas outras armas, como lança mísseis, snipers e flechas explosivas. Munição é deixada por Locust mortos e também encontradas em caixas espalhadas pelo cenário.

O jogo é divido em 5 missões, todas com suas sub-fases, o que garante mais de 8 horas de jogatina sangrenta, sozinho, ou acompanhado de um amigo no modo cooperativo ou ainda jogando online em time de 4 contra 4 em um mata-mata.

Existem 3 níveis de dificuldade, sendo o modo Insano, realmente para quem tem nervos de aço e uma experiência superior.

Opinião do Redator

Como eu disse no começo do post, Gears Of War é sem dúvida o meu jogo favorito de tiro. Quando coloquei as mãos nele, só larguei depois que fechei o game por completo. Isso sem nem sequer ter idéia de tudo que poderia ser feito online.

O som é perfeito. Se você ligar o console em um home, meu chapa, seus vizinhos vão chamar a polícia. E realmente a intenção é essa!

Não posso dizer que o jogo é dificil, confesso que existem partes onde as coisas complicam um pouco, mas com alguma insistência você segue em frente.

Os comandos também se encaixam perfeitamente após alguns minutos, e o domínio total das armas te transforma em um matador de primeira. Tire as crianças da sala! O sangue vai escorrer com certeza!

GOW é um jogo violento, recomendado pra quem tem sangue-frio e gosta de ação sem frescura, sem tramas ou quebra-cabeças. Nada além de tiros e seguir em frente.

Recomendo sem dó!

OBS: Só lembrando a galera que a continuação, Gears Of War 2, já foi lançada ano passado e segue a mesma receita de sucesso de sua primeira versão e ainda por cima com melhorias em alguns detalhes do primeiro. Também uma peça indispensável a coleção de JOGOS PRA MACHO.

Até a próxima!