segunda-feira, 16 de março de 2009

Por que é tão legal ser hype?

Obs: depois de reler, pensar e debater, descobri que o problema não eram os indies, mas sim os hypes

Porque a cena hype está tão na moda? Qual o grande barato de ser hype? Mostrar pros outros que você é inteligente e descolado? Que você lê Dostoievski, vota no PSTU, veste roupas caras e está antenado com os últimos assuntos? Que seu cabelo e sua barba por fazer são o máximo?

Caras, desculpem a franqueza, mas foda-se! Porra, o que você tem de mais cool que os outros? Você já parou pra pensar se alguém tá cagando pro Almodóvar e pro seu papinho pop? Se eu me importo com o fato de você ter um Macinstosh e eu um pc montado em casa rodando windows piratão? Ora, será que realmente você faz alguma diferença pro mundo? Vocês adoram esse papinho existencialista intelectualóide, mas alguma vez você fez algo útil pro mundo? Eu nunca fiz, por isso não encho o saco dos outros. Ok, vá ao seu barzinho na paulista, ao seu pub com cervejas a R$15,00 a garrafa e continue por ai dizendo que é cool. Eu não me importo, mas, por favor, não me encham o saco! Não me venham com aquele papo de que os Americanos estão roubando a Amazônia. Que o Barack Obama vai salvar o mundo. Que George Bush era o anti-cristo. Que os chineses estão destruindo o mundo. Que as empresas multinacionais estão sufocando as nacionais. Que Atari é o melhor vídeo-game. E, acima de tudo, não me venha dando de hype-pseudo-socialista-comunista. Porque ai, você chuta o balde! Che-Guevara pra cima de mim, não, por favor! Bandido bom é bandido morto!

Eu assisto filmes Hollywoodianos. Eu ouço música sem conteúdo. Eu leio pouquíssimos livros. Eu escrevo mal. Eu não tenho sensibilidade pra arte. Eu bebo cerveja barata em botecos de bairro. Eu preferia morar em Araçatuba a Londres (diga-se de passagem, a capital da viadagem). Eu saio com os amigos pra comer cheese-egg-bacon e tomar Itaipava. Eu não voto em partidos de esquerda. Eu não gosto de beber na paulista. E, acima de tudo, eu não acho que você deveria fazer o mesmo que eu.

Essa crítica não se estende a todos os hypes. Apenas àqueles pseudo-intelectuais. Se você gosta dessas coisas de hype, mas nunca encheu o saco de ninguém, sinta-se a vontade pra rir dos outros. Eu ouço CAKE e sei que deveria me envergonhar. Mas todos têm defeitos.

Agradecimentos ao amigo Luis Milanese.