segunda-feira, 27 de abril de 2009

Álbuns que fazem você dizer "PQP"! #2

Megadeth - Killing is my business... and business is good

Killing Is My Business... And Business Is Good!

A capa original de Killing Is My Business...
And Business Is Good!

A primeira vez que peguei para ouvir esse álbum com cuidado, quase tive um troço! É um absurdo! Ele abre de forma tão perfeita e com tamanha maestria que fica difícil comparar a qualquer coisa. Como um fã antigo de Metallica, eu nunca tinha dado muita bola pro Megadeth. Ainda bem que mudei minha opinião. E ainda bem que não fiquei só no Youthanasia (outro álbum f*da).

Como muitos sabem o Megadeth é a banda do Dave Mustaine, ex-guitarrista do Metallica chutado da banda por problemas com os outros integrantes (leia-se James Hetfield e Lars Ulrich). Killing is my Business é o álbum de estréia da banda, em 1985 - dois anos depois de sair do Metallica. Engraçado é que o álbum foi todo produzido pela banda, visto que na época os caras receberam US$8000,00 da gravadora e gastaram tudo em drogas, cachaça e putaria! É uma produção bem simples, mas acho que é esse o detalhe do álbum. As músicas soam naturais, sem nenhuma frescura (como em alguns outros álbuns da banda). A velocidade das músicas é algo que chama a atenção. Do começo ao fim do álbum, a pegada é a mesma, insana, rápida e crua.

Faixa a faixa

  1. O álbum simplesmente abre com Last Rites - Love to Death. Um thrash/speed metal de uma qualidade indescrtível. Aliás, começa com uma introdução de piano assustadora e depois um petardo na orelha! Rápida e rasteira. A letra fala sobre amor com muita mais ódio do que qualquer coisa. "If I can't have you, than no one will / And since I won't, I'll have to kill". É, para mim, a melhor música do álbum e a segunda melhor do Megadeth (só perde para Rust in Peace... Polaris)
  2. Sem perder o gás nem a velocidade, entra em cena a música-título Killing Is My Business... And Business is Good. Simples como o título: "Matar é meu negócio e negócio é bom"
  3. A The Skull Beneath the Skin começa "menos rápida", mas lembra um pouco a introdução do vocal da Last Rites. Depois vira aquela desgraceira toda, speed metal dos bons. Mas ela é menos pegada e mais ritmada que as anteriores. Basicamente, a letra fala de Vic Rattlehead, o mascote da banda!
  4. A música "These Boots" é, na verdade, uma paródia da música "These Boots Are Made for Walkin'", sucesso de 1966 com Nancy Sinatra. A música de 66, obviamente, não tem os palavrões da versão do Megadeth. A letra foi bem alterada. Inclusive, você só encontra esta música na versão prensada antes de 1995, porque depois disso o autor da musica exigiu que a banda tirasse ela, alegando que a versão era muito pervertida. Veja que o autor recebeu uma grana de royalties por 10 anos antes de tirá-la do ar! Em 2002 ela foi re-lançada, mas com as perversões censuradas.
  5. Rattlehead é o sobrenome da caveira, mascote do Megadeth. A temática da letra lembra um pouco a de Hit The Lights, do Metallica, que fala basicamente de ser um "banger", mas é um tanto melhor (falo da letra, ok?).
  6. A bateria de Chosen Ones é algo a se considerar. Vai que vai! Não foge da pegada principal do álbum e mantém o peso e velocidade habitual. O que é mais legal é prestar atenção às letras cheias de ódio: "You doubt your strength or courage, don't come to join with me / For Deth surely wants you, With sharp and pointy teeth".
  7. A Looking Down The Cross talvez seja a faixa que mais mostra o que viria nos próximos álbuns do Megadeth. Uma faixa mais ritmada, mais a cara do Megadeth dos anos 90 (que não deixa nada a dever).
  8. Pra fechar, temos Mechanix. Você deverá reconhecer o riff, é de uma outra música famosa ai, uma tal de Four Horsemen. Só que mais acelerado. É que o Mustaine escreveu ela antes de entrar no Metallica e levou ela depois pra banda que, inteligentemente, re-escreveu a letra e colocou no álbum Kill 'Em All. Mas, não se enganem, a original é essa! A letra fala sobre motores, carros, mecânicos comparando com uma bela trepada.

Sei que não citei os outros membros da banda, mas, como sabemos, o Megadeth é o Mustaine e mais 3. Nesta época, tinhamos a banda: Chris Poland (guitarra), David Ellefson (baixo) e Gar Samuelson (bateria).

Antes de terminar, deixo uma dica: se você ouviu este álbum e não gostou, desculpe, esse álbum não é para mocinhas! (brincadeira, amigos indies).

7 comentários:

  1. Eu tenho vinil com These Boots, hihihi

    ResponderExcluir
  2. Já que é para se exibir, em tenho em CD importado :D

    Esse disco é sem comentários, coisa linda, foda do primeiro ao último segundo.

    ResponderExcluir
  3. Esse CD é foda! Eu tinha o Vinilzão, acabei perdendo em uma de minhas inúmeras mudanças, uma pena.

    ResponderExcluir
  4. tô começando a ficar assustada com vc...ótimos textos não sabia q vc era inteligente! rs! qdo vc me perguntou se eu curtia esse álbum dei aquela "desconversada" pq vc sabe q não sou mto fã dessas coisas cruas e tal...e Megadeth nunca foi grande coisa pra mim, mas curto mto Youthanasia.

    ResponderExcluir
  5. Quem é essa tal de "Negabeti" aí??

    ResponderExcluir